quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ginkgo - A Árvore Pré-Histórica



Sim, ela é uma árvore pré-histórica, considerada por muitos como um fóssil vivo. A Ginkgo, ou Ginkgo biloba, há alguns anos vem se tornado popular devido ao seu uso na medicina homeopática e na fitoterápica, sendo utilizado o extrato das folhas no tratamento de doenças vasculares, transtornos psíquicos, tumores e principalmente no combate de radicais livres.
A Ginkgo despertou o interesse científico depois de ser observado que após o ataque aéreo da bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão, a árvore voltou a brotar mesmo sob os fortes efeitos da radiação.
Inexplicavelmente, ela vem resistindo ao tempo. Ela resistiu à evolução por uma força desconhecida, mas certamente, porque para a espécie ela não foi necessária.
É de se inclinar diante de um ser que sobreviveu às inúmeras gerações sem que seu aspecto tenha se alterado. Houve a translação dos continentes; a formação de cadeias montanhosas; a vinda dos grandes répteis ( dinossauros); catástrofes climáticas e sísmicas; entre outras grandes transformações ocorridas no planeta. Isto, sem contar com as doenças, fungos e bactérias as quais ela resistiu sem se modificar. Especula-se que ela permaneça exatamente idêntica ao que foi há 200 milhões de anos atrás. Relutante, inalterada, imperturbável.
A adaptação desta espécie é tão surpreendente que ela brota sem grandes problemas em todos continentes. Mesmo antes da evolução das modernas coníferas, a Ginkgo crescia na Ásia, na Austrália, na América e na Europa.
Seu nome provém do chinês yin-kuo que quer dizer "frutos prateados" e a árvore, considerada sagrada pelos budistas, é comumente encontrada nas entradas dos templos. A sacracidade desta espécie não pode ser colocada em questão, afinal, se existe um ser botânico que testemunhou a "criação" e a transformação de muitas espécies (inclusive do ser humano) este ser é, certamente, a Ginkgo.







3 comentários:

  1. sou estudante de engenharia florestal na universidade federal de goiás, e dentre todos os gêneros que já estudei a gynko foi a que mais me encantou,confesso sou apaixonada por ela, é a mais linda e guerreira que já vi..!
    ótima página
    Adorei

    ResponderExcluir
  2. É bem-vinda Karol.... Tbm sou apaixonado por ela.... Gde Abraço

    ResponderExcluir