quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vitex - A Árvore da Castidade



Seu nome científico 'Vitex agnus-castus' vem do latim e quer dizer "cordeiro-casto". É uma planta de origem mediterrânea e seu uso para fins terapêuticos é muito antigo. O chá das folhas e flores era indicado para mulheres com problemas ginecológicos e disfunções hormonais. Os antigos persas o utilizavam no tratamento de desordens psíquicas que eles acreditavam ser "loucuras". Hoje sabemos que muitas delas eram causadas exatamente pela disfunções dos hormônios no organismo.
Flores da Castidade
Na idade média, com a ascensão da Igreja Católica, a busca pela vida monástica foi se intensificando. Após o declínio do império romano que tanto perseguiu os cristãos e fez tantos mártires virarem santos, a procura pela santidade tornou-se um lema para boa parte dos religiosos.
A Igreja Católica medieval decretou obrigatório o celibato de padres e freiras, para defender seu patrimônio e evitar disputas entre os herdeiros dos clérigos. Ela então pregava que, além de celibatários (não se casarem), os religiosos tinham que procurar viver na castidade (não praticarem nenhum tipo de relação sexual) para atingirem altos níveis de santidade.
É claro que, para os religiosos, abster-se das relações sexuais era, de longe, o mais difícil dos votos a serem cumpridos. Então eles descobriram uma forma de evitar o "pecado".
O Vitex, famoso no tratamento de doenças femininas, também era conhecido por sua contraindicação em pacientes masculinos. Isto porque o chá que auxiliava nos distúrbios da mulher acarretava, com grande efeito, problemas de ereção no homem. Da mesma forma, diminuía a libido sexual masculina.
 
Hortus Conclusus
 Os monges estavam diante de algo que podia auxilia-los a viver a castidade tão desejada e não demorou para que os grandes mosteiros da Europa tivessem plantações de "vitex" em seus jardins e pomares.
O uso em algumas ordens religiosas tornou-se tão regular que alguns diziam que o chá diário da planta era mais que um sinal de devoção, mas uma obrigação para não cair na tentação da carne.












5 comentários:

  1. tive um sonho que não adianta contar para pessoas que convivo.ai lembrei de voce que tem os mesmo gosto que eu . gostaria de sua opinião não vou contar com detalhes por que foi extenso eu vir seris coloridos com asas e de mãos dadas protegendo uma floresta e outros seres parentando pessoas com forma de animais rodeando uma arvore e um deles ficou flaco e desfalece esse tinha a forma de um leão o que sera namaster!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fito, obrigado pelo comentário.
    Bem, sabemos que os sonhos podem ter diversas interpretações. Tenho uma sugestão para a interpretação deste sonho, bastante conivente com as minhas crenças. Mas, se possível, me mande uma mensagem na comunidade do facebook e poderemos discutir melhor sobre isto. Seria realmente um pouco extenso.
    Será muito bem-vindo.
    http://www.facebook.com/valedomago

    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como faço para comparar essa erva vitex

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma parecida aqui, vocês poderiam confirmar se realmente é?

    ResponderExcluir
  5. Estou começando minha luta pela castidade sou casado e minha esposa não pode fazer sexo. Estou colocando gelo e parafina quente no pênis para não ter ereção.mas ainda não sei se vai mim ajuda.peço a Deus força para viver a castidade

    ResponderExcluir