segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Sarça Ardente - Acácia de Fogo



A Bíblia, assim como outros livros antigos, está repleto de mitologias e muitos desses mitos têm fortes ligações com as árvores e seus cultos. Uma das passagens mais notáveis desta escritura é quando Iahweh (Javé ou Jeová) se apresenta a Moisés através de uma acácia.
Muitos desconhecem o significado da palavra "sarça ardente", mas é de suma importância que seja explicado para que todo o contexto da história faça sentido assim como fazia para os povos do daquela região. Alguns cristãos sequer sabem o que é uma sarça, embora algumas imagens mostrem uma pequena árvore em chamas.
Sarça é um sinônimo botânico para plantas com espinhos e a espécie que está relacionada à passagem bíblica se trata de uma 'Acácia-brava' ou 'Acácia-sarça' (Boswellia sacra). No caso, uma acácia com espinhos, também conhecida como 'Shittah'.
Deus podia ter adquirido qualquer forma para se manifestar e muitos se perguntam quais os motivos dele se mostrar como uma "acácia em chamas" e não em outra forma qualquer.
Primeiramente, é necessário esclarecer que a acácia já era considerada uma espécie sagrada para muitos dos antigos povos do oriente médio. Hebreus e egípcios, entre outros, a tinham como uma árvore de grande veneração e sua madeira era utilizada na fabricação de objetos rituais e mesas para altares. Dizem, inclusive, que a arca da aliança também fora feita com madeira de acácia. Também, muitos dos sarcófagos dos antigos faraós eram fabricados com esta madeira. Tal uso se dava pelo fato dela não apodrecer. Isto fazia com que a tivessem como um símbolo de longevidade e imortalidade.
O Franquincenso, um dos itens oferecido pelos Reis Magos ao menino Jesus, é obtido através da seiva desta árvore que, quando queimada, exala um aroma perfumado muito utilizado nos ritos de purificação. Ele também é conhecido como Olíbano, palavra que vem do árabe e quer dizer "leite", em referência sua cor branca (leia no post Os Reis Magos - Ouro, Incenso e Mirra).
Bem, voltemos à escolha de Iahweh para manifestar-se através de uma 'acácia em chamas'. O mitólogo Robert Graves diz que o fato se explica já no primeiro mandamento dado a Moisés: "Sou o Senhor teu Deus e não terás outros deuses diante de mim". Em outra passagem ele conclui: "Pois sou um Deus ciumento".
De acordo com as palavras de Graves (A Deusa Branca), a acácia espinhosa é uma espécie autossuficiente, não necessita de muita água e sufoca com suas raízes qualquer árvore que cresça ao seu redor. Suas flores também têm o poder de cegar, as sementes de levar à morte, e a única parte da planta utilizada como antídoto é a raiz. Isto quer dizer que deve-se ter cautela quando se trata de uma árvore como esta.
O fato de Deus se apresentar a Moisés como uma acácia em chamas está ligado à própria natureza e simbologia da árvore. Temida por seus espinhos, sementes e flores (o Deus que deve ser sempre temido), solitária e que sufoca as demais (não terás outros deuses pois ele é um Deus ciumento) e autossuficiente (sou o que sou e tudo posso).
Quanto as chamas, elas estão ligadas ao sol. Desde a antiguidade o "Deus Sol" fora representado como a "divindade maior", portanto, o fato da acácia arder como sol a ponto de ofuscar a vista de Moisés, está relacionado ao poder do grande astro rei que sempre fora cultuado como um arquétipo masculino. Assim, pode-se compreender os motivos pelos quais, embora o Deus judaico-cristão não seja necessariamente sexuado, é simbolizado como uma figura paterna.

16 comentários:

  1. Uma visão desconhecida a mim até então, gostei das curiosidades que envolveram a escolha de Deus por uma "acácia brava",parabéns

    ResponderExcluir
  2. ESSAS INFORMAÇÕES PROCEDEM MESMO.
    TEM RESPAUDO BÍBLICO PARA AS INTERPRETAÇÕES.
    SÃO DUAS PERGUNTAS, MEU TECLADO NÃO TEM O PONTO DE INTERROGAÇÃO.
    SÓ QUERO TER A CERTEZA, POIS ACHEI INTERESSANTE ESSA INTEPRETAÇÃO E VALIOSA. OBRIGADO, DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran, agradeço pela visita ao blog.
    Sim, esta informação tem respaldo teológico e histórico, a sarça ardente era mesmo uma Acácia e essas características da árvore são dados botânicos. Quanto a analogia, é uma interpretação, e eu não posso te afirmar com toda certeza de que era isso mesmo que a escritura queria dizer e se era exatamente por isso que a Acácia foi a eleita de Javé, segundo o autor. A Bíblia é repleta de simbologias e grande parte delas é mesmo um mistério.
    Talvez o passado seja mais nebuloso que o futuro.

    Saudações,


    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber dos perigos que representa essa árvore.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso esse conhecimento ...obgdo...Deus é Deus

    ResponderExcluir
  6. Bastante interessante e condizente,concluo que os maçons que deteem tanto conhecimento saibam tais coisas, pois tem fortes relações com a acássia, mesmo nos dias de hoje. parabéns pela feliz abordagem.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma dessas árvores no meu jardim. É lindíssima! É um pilriteiro como se di9z em Portugal. Tem espinhos e dá umas baguinhas alaranjadas de que os pássaros gostam muito e pode-se fazer geleia delas. Algo que provei pela 1ª vez no ano passado. muito gostoso. A propósito. o que acham da azinheira onde se manifestou um ser divino, feminino em Fátima? mas também apareceu um menino em redor da azinheira andando no chão, resplandecente. Foi avistado pela 4ª vidente. está nos arquivos de Fátima e preferem não falar disso, porque quem o viu não quis ser freira.

    ResponderExcluir
  8. http://www.valedomago.com/2012/01/sarca-ardente-acacia-de-fogo.html?m=1

    ResponderExcluir
  9. Queria saber de fato, se as sarças se queimavam literalmente?

    ResponderExcluir
  10. Como o majestoso DEUS se manisfesta. Até em nós cheios de espinhos.

    Que amor e esse.

    ResponderExcluir
  11. Deus é maravilhoso. Ele é Tudo é o nosso Senhor

    ResponderExcluir
  12. Excelente blog! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. A fogo que arde na sarça, simboliza a luz de Deus, que reflete sua sabedoria que consome qualquer trevas ou ignorância no coração do homem, pois a sarça ja relata que nao tem outros Deuses diante dele, muito menos o Deus sol, pois na Bíblia, relata que a luz de Deus excede a luz do sol.

    ResponderExcluir
  14. A luz que emana da sarça significa a luz do conhecimento da sabedoria de Deus, e não se refere a outro Deus, até mesmo porque a sarça já é alto explicativo em relação a sufocar qualquer outro Deus então a luz representa um atributo do próprio Deus assim como a própria Sarça

    ResponderExcluir